Você conhece a Teoria da Pulga?
Pequenos detalhes que são ignorados podem levar organizações à falência.
O sonho de muitas pessoas é ter um “negócio próprio”, mas realizar esse sonho não é tão simples como parece. Pequenas falhas durante o processo podem transformar o sonho em pesadelo.
Sempre que vamos fazer uma viagem, comprar um carro ou uma casa, procuramos nos cercar de certezas para evitar que a nossa compra ou viagem se torne uma grande frustação. No mundo empresarial isso não é diferente, precisamos estar atentos a tudo o que está a nossa volta para que o resultado do nosso trabalho seja o que esperamos.
A Teoria da Pulga procura ilustrar de forma bem simples o que acontece na maioria das empresas que fecham suas portas sem que o dono saiba dizer o que aconteceu.
Como entender a teoria?
Em nossos animais de estimação, algumas vezes, as pulgas ficam escondidas sugando o sangue sem que ninguém perceba o mal que elas estão fazendo. É possível que se estiverem em grande quantidade causem um dano grave ao animal, podendo vir a matá-lo. Assim também ocorre nas organizações, onde os pequenos detalhes, se forem ignorados, podem sugar o dinheiro da empresa, levando o empresário a insolvência e consequentemente a “morte empresarial”.
Saber que essas pulgas existem em praticamente todas as organizações não pode servir de consolo, é preciso que saibamos localizá-las dentro da nossa empresa e que sejamos fortes para eliminá-las.
Dicas para localizar as pulgas:
– Os detalhes que fogem dos olhos e se tornam pulgas dentro da organização podem ser o desperdício de matéria prima, o cálculo errado dos custos do produto e até mesmo a falta de conhecimento do ponto de equilíbrio da empresa. Esses pequenos detalhes se não forem analisados podem levar a empresa a buscar dinheiro no curto prazo onde suas taxas são mais altas, e ao mesmo tempo dificultam que o empresário consiga repassar para o cliente esse custo financeiro;
– Algumas “pulgas” tem um valor tão insignificante que deixar de contabilizá-las nos parece simples e sem importância, mas é justamente aí que erramos. Realmente analisando uma a uma pode ser que não afetem a empresa, mas se juntarmos todas em um só momento vamos perceber que o rombo pode ser grande;
– Localizar as “pulgas” não é fácil, mas um bom profissional de consultoria pode ajudar o empresário a ter a visão da própria empresa de uma maneira diferente, olhando pelo lado de fora, possibilitando a ele visualizar tudo o que está acontecendo de errado;
– Esse olhar de fora alinhado ao conhecimento de um profissional da área financeira, mostrando as pulgas através de controles e organizando as causas pode ajudar o empresário a encontrar um novo fluxo financeiro com um novo ponto de equilíbrio, levando a empresa novamente ao seu curso normal.
Conteúdo publicado originalmente em 26/07/2019
Contato: 51 991.701.635 e e-mail geisa@geisadalmagro.com.br