Lucro não é ter dinheiro em caixa!

O cenário empresarial de hoje exige informações precisas com o menor grau possível de distorção para que as tomadas de decisões sejam corretas e, para isso, é necessário ter controles constantes e objetivos definidos para diminuir o risco operacional. Quando se fala em objetivos, temos dois que devem receber prioridade.

– Preservar a liquidez: o valor que a empresa tem disponível no caixa;

– Alavancagem do resultado: o lucro que a empresa espera alcançar.

Para entendermos esse segundo, é preciso saber que toda empresa, seja ela industrial, comercial ou prestadora de serviços, deve dispor de um eficiente controle de custos para alcançar uma boa administração, pois, a partir dos controles de custos os executivos poderão lançar mão de diversos instrumentos de análise. Nesse sentido o principal e mais divulgado desses instrumentos é o ponto de equilíbrio, que tem uma definição simples: ponto de equilíbrio é o momento em que a atividade operacional da empresa não gera lucro nem prejuízo, sua receita total é igual ao total dos custos e despesas.

Ou seja, nesse momento podemos dizer que a empresa está conseguindo manter suas atividades sem precisar de capital de terceiros, mas ao mesmo tempo não está gerando lucro. Tudo o que venha a acontecer desse momento em diante é que vai determinar se a empresa gera lucro ou prejuízo. Se a empresa operar acima do ponto de equilíbrio terá lucro; se operar abaixo terá prejuízo.

LEMBRETE:

LUCRO NÃO SIGNIFICA TER DINHEIRO EM CAIXA , por isso a importância de ter controles.

Quando estamos analisando o Ponto de Equilíbrio é importante separar alguns aspectos operacionais:

1) a receita das vendas;

2) os custos variáveis – matéria-prima / produtos;

3) a contribuição marginal – ou lucro bruto;

4) as despesas operacionais: fixas e variáveis;

5) o lucro operacional.

O acompanhamento do ponto de equilíbrio torna-se um eficiente controle, devendo assegurar a sobrevivência da empresa, projetando lucro aos acionistas.

Nunca é demais lembrar que controlar significa acompanhar a execução de atividades e comparar periodicamente o desempenho efetivo com o planejado. A função de controle envolve também a geração de informações para a tomada de decisões e a correção do eventual desvio do desempenho em relação ao originalmente projetado.

 Em resumo, informações são úteis para dar visibilidade aos negócios.

Conteúdo publicado originalmente em 29/11/2019

Contato: 51 991.701.635 e e-mail geisa@geisadalmagro.com.br

Deixe um comentário