Em finanças, a expressão fluxo de caixa é utilizada para indicar as entradas e saídas de recursos financeiros de um projeto de investimento ou mesmo de uma empresa, ou seja, os investimentos, receitas, custos, despesas, juros, tributos, entre outros, que poderão ser gerados, tanto no curto prazo quanto nas longo prazo, em cada período de tempo. Isso nos possibilita ter a percepção do capital de giro necessário para operação de um negócio.
- Contas a Pagar x Contas a Receber
O Fluxo de Caixa é a fotografia do futuro da empresa, fornece a noção de como ela estará nos próximos meses em termos financeiros. Com um fluxo de caixa bem elaborado, o administrador consegue visualizar todas as contas que tem a pagar e consequentemente pode programar as contas a receber para que não falte dinheiro na empresa.
O fluxo de caixa também serve para cruzar as informações do contas a pagar x contas a receber. Além disso, é importante diferenciar os lançamentos dos valores à vista (previsão de recebimento e pagamento) com base no histórico e na sazonalidade do período.
- Construindo uma estratégia
Quando a empresa elabora um fluxo de caixa, pode-se dizer que ela está construindo uma estratégia de recebimento e pagamentos e, com isso, passa a ter controle sobre suas contas e a saber exatamente se em algum período lhe faltar dinheiro em caixa para suprir as contas.
Enfim, o fluxo de caixa pode ser considerado como um retrato fiel da composição da situação financeira da empresa. É imediato e pode ser atualizado diariamente, proporcionando ao gestor uma radiografia permanente das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, pois evidencia tanto o passado quanto o futuro, o que permite projetar, dia a dia, a evolução do disponível, de forma que se possam tomar medidas cabíveis, antecedência, para enfrentar a escassez ou o excesso de recursos.
ATENÇÃO!
Controles são necessários e precisam estar bem organizados para dar origem a um fluxo de caixa, que represente uma previsão próxima ao histórico da empresa. Esta atividade exige dedicação no levantamento de dados e na manutenção adequada das informações do negócio.
Conteúdo publicado originalmente em 27/09/2019