Falência emocional x falência financeira

Vamos abordar um assunto pouco comentado falência emocional, como ela pode destruir sua empresa e o que é possível fazer para escapar dessa armadilha.

A falência emocional é o resultado da soma de diversos pensamentos e sentimentos negativos, como por exemplo o fato de o empresário olhar para o seu empreendimento e não encontrar ali o sonho que o fez iniciar o negócio. Esse é o primeiro sinal de que o emocional do empreendedor está ficando abalado.  Na maioria das empresas antes da falência financeira, temos a falência emocional do empresário e cuidar para que isso não ocorra é fundamental pois, as finanças de uma empresa costumam refletir o estado emocional do seu gestor, isso significa que se ele estiver motivado e bem emocionalmente, todos a sua volta também ficarão bem e o ajudarão a prosperar. Também é verdade que se ele se mostrar desmotivado tudo o que o cerca perecerá.  Desta forma fica evidente que é preciso ter uma atitude positiva todos os dias para fazer com que a empresa prospere e para que o empresário não entre em falência emocional e consequentemente falência financeira.

Mas como é possível estar motivado todos os dias e o que é preciso fazer para manter o foco e a motivação? Pois o segredo está em fazer um bom PLANEJAMENTO.

Planejar o futuro da empresa é a melhor forma de obter sucesso no empreendimento, pois quando planejamos um negócio fazemos um orçamento financeiro, onde vamos organizar as finanças dentro da realidade da empresa, quantos produtos ou serviços serão necessários para pagar todos os gastos e encontrar o chamado Ponto de Equilibro, qual a necessidade de capital de giro, quais os prazos de estocagem, o seu ciclo financeiro, o seu mix de produtos e serviços, qual o propósito da empresa, quais estratégias serão usados para chamar o público, quantos funcionários e quais as qualidades são necessárias para atingir o êxito do negócio.

Este documento serve de suporte para o empresário sempre que alguma dúvida surgir. Com um planejamento bem elaborado as situações que poderiam afetar o seu psicológico, são resolvidas com serenidade. Também é no planejamento que o empresário determina onde quer chegar e que caminho precisa seguir para alcançar seu objetivo.

A caminhada até o sucesso é longa, mas com um bom PLANEJAMENTO, FOCO e DISCIPLINA, tenho certeza que é possível torna-la divertida e recompensadora.

Hoje em dia o mercado possui grandes profissionais de consultoria que são capazes de ajudar o empresário a ter a visão da própria empresa de uma maneira diferente, olhando pelo lado de fora, possibilitando a ele visualizar tudo o que está acontecendo de errado. Esse conhecimento oferecido por um profissional pode ser o primeiro passo na direção do sucesso.

Conteúdo publicado originalmente em 31/01/2020

Deixe um comentário