Sua empresa segue no mesmo rumo de quando você a idealizou?

A maioria das empresas iniciam suas atividades porque alguém, em algum momento, visualizou a possibilidade de oferecer para as pessoas um produto ou serviço melhor do que aqueles ofertados. Dessa forma, podemos imaginar que o grande objetivo das empresas quando são sonhadas e idealizadas por seus criadores é o de oferecer um benefício para as pessoas.

Quando o empresário resolve abrir seu negócio, ele tem uma vontade, um desejo de que tudo aquilo que planejou e sonhou possa se realizar. O que muitas vezes acontece é que durante essa criação e idealização do negócio o futuro gestor não prevê que fatores externos podem influenciar suas decisões e consequentemente tirá-lo do caminho traçado.

Na maioria das vezes, essas mudanças são imperceptíveis aos olhos do empreendedor, mas é só fazer uma análise rápida do desenvolvimento do negócio e logo descobrimos que as empresas que saem do seu curso, que mudam inconscientemente seus objetivos, começam a entrar em crise financeira.

Por exemplo, se o empresário, ao abrir sua empresa, tem como objetivo levar um produto de qualidade ao seu cliente, enquanto ele conseguir fazer isso, sua empresa vai prosperar. Porém, se ao longo do caminho a empresa, para conseguir manter o custo do produto, resolver diminuir a qualidade, estará ferindo sua essência e isso desmotivará o empresário e toda sua equipe, fazendo com que o resultado desta ação seja negativo.

É certo que para manter uma empresa no mercado a capacidade de se adaptar ao meio e às situações que ocorrem diariamente é de fundamental importância, porém é preciso ter cuidado para que essas mudanças não mexam nas estruturas da empresa. Por isso elaborar um bom planejamento pode minimizar as consequências negativas e colocar a empresa novamente nos trilhos do progresso.

 Uma empresa é um sonho que tomou forma e sua administração é como realizar todos os dias o mesmo sonho, por isso manter o objetivo do sonho é fundamental para que possamos ter prazer em realizá-lo diariamente.

Dessa forma, deixo aqui uma reflexão: O motivo que te faz acordar todos os dias e ir trabalhar continua sendo o mesmo que te motivou a abrir a empresa?

Conteúdo publicado originalmente em 03/03/2020

Deixe um comentário